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Relatório 2017 – Lei Rouanet e Campanha 2018 – MinC

REC-Brasil acompanha o relatório do MinC sobre a Lei Rouanet 2017 e lançamento da Campanha 2018
Rose Meusburger 17 Janeiro, 2018

O Conselho Diretor da Rede de Economia Criativa Brasil, na pessoa de Rose Meusburger e Regina P. Pessoa, marcou presença no evento do MinC na data de ontem (16 jan 18) que aconteceu na Cinemateca (SP).

O Ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão, apresentou os resultados da Lei Rouanet durante o ano de 2017. O relatório aponta que houve uma queda inédita na arrecadação do Imposto de Renda desde 2010 e isto significa que o valor disponível para a Lei Rouanet também foi menor. A queda foi da ordem de 5,1% em relação a 2016. Além disso as empresas Estatais que sempre foram as maiores investidoras em cultura usando o mecanismo do incentivo também participaram muito menos em 2017 e o ano não foi economicamente o melhor dos anos.

Apesar do quadro geral ser tão desfavorável o Ministério da Cultura tomou, a tempo, medidas importantes que resgataram a credibilidade da Lei Rouanet no final do ano.
O MinC ampliou o diálogo com a comunidade cultural o que gerou uma nova Instrução Normativa mais adaptada à realidade do mercado, com mais transparência e mais estímulos tanto aos patrocinadores como aos proponentes (produtores culturais).

No evento Sérgio de Sá Leitão fez também o lançamento da campanha de divulgação do órgão que fortalece a Economia Criativa no país.

O site Cultura Gera Futuro chega para compartilhar informações importantes. Há muito tempo os segmentos da economia criativa carecem de dados consistentes para poder alavancar e provocar de fato desenvolvimento no país. Dar visibilidade a tudo o que acontece nos segmentos culturais é importante. E tem que ser prá lá do entretenimento para que o público conheça os números gerados pela economia criativa. Quantos empregos, quanto de novos empreendimentos surgem em decorrência das atividades culturais. Conhecer as cadeias produtivas (música, dança, teatro, cinema, games, tecnologia, inovação, etc.) é um ponto importante. E as informações sobre elas estarão disponíveis a partir de agora no site.

A Rede de Economia Criativa Brasil compartilha dos mesmos anseios do MinC e se engaja na campanha compartilhando a partir de agora os conteúdos publicados no Cultura Gera Futuro.

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