Início >> Oportunidades >> Inscrições para concurso de artigos científicos começam hoje – Inscreva-se!

Inscrições para concurso de artigos científicos começam hoje – Inscreva-se!

Prêmio

Parte do Desafio Universitário Empreendedor, essa iniciativa vai premiar os dez melhores trabalhos
e os vencedores serão divulgados até 9 de novembro

15/07/16 às 09:52 – Por: Redação Brasília – http://www.agenciasebrae.com.br/

sebraeOs estudantes e os professores universitários interessados em participar do 2º Prêmio de Artigos Científicos do Desafio Universitário Empreendedor podem se preparar. As inscrições estarão abertas de 18 de julho a 16 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial doDesafio Universitário Empreendedor. Os temas são “Empreendedorismo”, “Educação empreendedora” e “Estudos de caso sobre a aplicação de novas tecnologias no ensino do empreendedorismo na educação superior”. Os artigos devem ser enviados no ato da inscrição.

“Queremos fomentar a produção de artigos científicos sobre empreendedorismo, promover a cultura empreendedora e facilitar os avanços no ensino do tema no país”, explica a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. O concurso faz parte da programação do Desafio Universitário Empreendedor, competição nacional promovida pelo Sebrae para estimular habilidades empreendedoras entre estudantes, a partir dos documentos gerados por professores de instituições de ensino superior (IES).

Serão premiados os dez primeiros colocados, até o limite de cinco autores (ou coautores) por artigo. Os critérios de avaliação são relevância e adequação ao tema, originalidade ou contribuição, fundamentação teórica, organização do texto e correção gramatical, clareza e densidade na apresentação das ideias, capacidade de fundamentação, de argumentação e de crítica, desenvolvimento do tema, coerência e coesão.

O julgamento será realizado de 19 de setembro a 21 de outubro e a divulgação dos premiados, até 9 de novembro. Os dez artigos vencedores receberão certificados e os estudantes ainda ganharão pontos no Desafio. Os trabalhos serão publicados na plataforma do Desafio Universitário Empreendedor, nosite do Programa Nacional da Educação Empreendedora e no portal da Educação Empreendedora do Instituto Endeavor do Brasil, e estarão disponíveis ao público.

Em 2015, o vencedor foi o professor Alexandre de Sá Oliveira, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, com o artigo “Educação Empreendedora, Empresarial ou para o Empreendedorismo: estamos falando da mesma coisa?”. Este ano, no dia 15 de julho, ele recebeu na instituição as equipes classificadas em segundo e em terceiro lugares na edição de 2015 do Desafio Universitário Empreendedor. Os estudantes viajam em missão técnica nacional e conhecerão o Centro de Empreendedorismo da Univali.

Mais sobre os temas

Empreendedorismo: é necessário considerar a origem e a conceituação do termo empreendedorismo, privilegiando casos concretos de experiências empreendedoras no ambiente universitário no Brasil ou no exterior.

Educação empreendedora: devem ser feitas abordagens metodológicas da educação empreendedora, contextualizando de forma prática e teórica o seu ecossistema e variantes, no Brasil ou no exterior.

Uso de novas tecnologias no ensino do empreendedorismo na educação superior: o artigo tem de ser desenvolvido em torno de experiências concretas sobre o uso de tecnologias no ensino, inovação, disseminação e fomento do empreendedorismo no ambiente universitário, e apresentar contribuições para instituições de ensino e professores.

Mais informações – Agência Sebrae de Notícias

(61) 2104-2771 / (61) 2104-2769 / (61) 2104-2775 – imprensa@sebrae.com.br

Sobre Rose Meusburger

Veja também

Gaia Brasil compartilha conhecimento no Canal YouTube Elaborando Projetos

Desde junho de 2016 estamos compartilhando essas informações no Canal YouTube - Elaborando Projetos. O canal publica de segunda a sexta-feira sempre um vídeo novo com dicas importantes para quem está elaborando seu próprio projeto. Venha junto! Não perca nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *