Início >> Divulgações >> Fascinante série de fotografias raras do século XIX retratam os últimos samurais do Japão

Fascinante série de fotografias raras do século XIX retratam os últimos samurais do Japão

April 19, 2016 – de http://notaterapia.com.br/
Luiz Antonio RibeiroDestaque,
[Postado por Charivari]

Hoje vamos conhecer uma fantástica série de fotografias raras coloridas à mão que retratam vários Samurais entre os anos de 1863 e 1900. Descobertas por Retronaut, estas imagens mostram a última fase da existência desta classe, que culminou com a Restauração Meiji.

No começo da história dos samurais, estes não eram mais que simples servidores do Império, e só no século XII é que estes se elevaram para uma posição de privilégio e dominação política e social sobre a população japonesa.

Esta classe militar e aristocrática do Japão feudal seguia o código de honra que dá pelo nome de Bushido, um rígido código moral influenciado pelo Budismo, Xintoísmo e Confucionismo e que ainda hoje prevalece na cultura japonesa. Coragem, benevolência, sinceridade, lealdade e autocontrole eram algumas das principais virtudes que regiam a vida destes guerreiros, lado a lado com as artes marciais.

Estas cativantes imagens permitem espreitar em detalhe as intricadas indumentárias destes soldados e até mesmo a sua arte corporal. Com as reformas da Era Meiji no final do século XIX e o fim do feudalismo, a classe dos samurais acabou por ser abolida. O fascínio por esta mítica classe guerreira mantém-se, no entanto, bem presente até aos dias de hoje.

fotografias-raras-samurais-2 fotografias-raras-samurais-3 fotografias-raras-samurais-4 fotografias-raras-samurais-5 fotografias-raras-samurais-6 fotografias-raras-samurais-7 fotografias-raras-samurais-8 fotografias-raras-samurais-9 fotografias-raras-samurais-10 fotografias-raras-samurais-11 fotografias-raras-samurais-12 fotografias-raras-samurais-13 fotografias-raras-samurais-14 fotografias-raras-samurais-15 fotografias-raras-samurais-16 samu

Fonte: http://charivari.pt/2016/04/14/fascinante-serie-de-fotografias-raras-do-seculo-xix-retratam-os-ultimos-samurais-do-japao/

Sobre Rose Meusburger

Veja também

Governo abandona prédio histórico – Belém (PA)

Telhados tomados por buracos e plantas, paredes infiltradas, piso encharcado pela água empoçada e documentos históricos sendo destruídos pela ação do tempo. Esse é o quadro atual do prédio onde funcionou o Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), edificação centenária encravada no centro de Belém e que hoje pena com o abandono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *