Início >> Empresa >> Patrimônio Imaterial Do Alto Tietê Completa Um Ano De Convênio Com IPHAN

Patrimônio Imaterial Do Alto Tietê Completa Um Ano De Convênio Com IPHAN

A Casa do Congado foi fundada em junho de 2009. Até aqui são 06 anos de um trabalho que pode passar despercebido para muitos, até por que Salvaguarda é uma coisa que só interessa pra quem é um dançante ou brincante verdadeiro, o detentor do conhecimento, de fato e causa.

Esse mês (agosto/15) completamos 01 ano de parceria com o IPHAN, em que nos orgulhamos de estar contribuindo, com esse trabalho para o reconhecimento da Congada como patrimônio cultural brasileiro. Mas nos orgulhamos também de ser a primeira entidade com esse perfil a ter um convênio com o IPHAN em toda a sua história. Nos orgulhamos de estar representando o Brasil junto à Unesco, junto com mais 09 países sul americanos. Nos orgulhamos de conseguir realizar a Coroação do Rei do Congo há 04 anos seguidos através somente da Casa do Congado. Nos orgulhamos de ter feito um registro fonográfico do Reinado de Congos de Mogi das Cruzes somente com congadeiros. Nos orgulhamos de estar produzindo 02 documentários sobre a Congada de Mogi das Cruzes e manifestações do Alto Tietê. Nos orgulhamos de conseguir ajudar a promover e evidenciar a produções artística da região através do Festival de Arte Popular do Alto Tietê. Nos orgulhamos de conseguir ajudar a promover a continuidade e renovação de alguns coletivos desse reinado.

casa congado1jornal casa congado

O nosso orgulho é apenas por trabalhar, e isso é um movimento, independente de quem faz ou quem fez o que, as coisas estão aí e ponto, isso é fato e é verídico. Movimentos só são válidos quando as causas são nobres, da mesma forma que é irresponsável quem promove movimentos em que o único objetivo é destruir, acabar ou atrapalhar, por causas tão ridiculamente pessoais, escondidas em discursos mentirosos, dignos de ação judicial, o que não é impossível, que seria uma perda de tempo muito grande buscar diálogo, se somar, ou ter respeito, algo impossível, por que isso não é fazer movimento, isso poderia ser comparado a uma manada de zebras perdidas, sem direção.

Não adianta querer influenciar sem ter respaldo, não adianta querer convencer com sorrisos, elogios e tapinhas nos ombros, isso é para quem acredita que todos estão à venda, e é baixo demais.

Aqui acreditamos somente em gente que tem opinião própria, gente que sabe observar e separar as coisas com o mínimo de ética pessoal, gente que não se deixa influenciar pelo apelo obsessivo de quem quer que seja, gente que sabe que o que é cultural não se aplica à personalidade, caráter é caráter, cada uma que assuma o seu e vai cuidar dos próprios complexos.

Aquele abraço.

Casa do Congado

Mogi das Cruzes – SP

Sobre Rose Meusburger

Veja também

Governo abandona prédio histórico – Belém (PA)

Telhados tomados por buracos e plantas, paredes infiltradas, piso encharcado pela água empoçada e documentos históricos sendo destruídos pela ação do tempo. Esse é o quadro atual do prédio onde funcionou o Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), edificação centenária encravada no centro de Belém e que hoje pena com o abandono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *