Início >> Divulgações >> Mostra Dias Nórdicos Contrasta Blockbusters E Cinema Escandinavo

Mostra Dias Nórdicos Contrasta Blockbusters E Cinema Escandinavo

ccsp_logo

O Lobo de Wall Street, O Som ao Redor, O Exterminador do Futuro, Capitão Phillips, entre outros,

serão exibidos em comparação à filmes nórdicos

Entre 8 e 18 de maio, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca e a Embaixada da Suíça, apresenta a mostra de cinema Dias Nórdicos – O Cinema Nórdico de Gênero, em Perspectiva, um panorama do cinema nórdico contemporâneo.

Desviando-se de grandes nomes para abrir o panorama da produção cinematográfica nórdica, a mostra Dias Nórdicos reúne apresenta 20 filmes, dez produzidos na Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia, em contraste com a exibição de blockbusters estadunidenses e filmes de outros países, como Brasil e França, quase que em formato de batalhas:

Clown (Dinamarca) vs. Superbad – É Hoje (Estados Unidos)

Sequestro (Dinamarca) vs. Capitão Phillips (Estados Unidos)

Metalhead (Islândia) vs. Balada de Um Homem Comum (Estados Unidos)

Call Girl (Suécia) vs. O Lobo de Wall Street (Estados Unidos)

Trilogia Dinheiro Fácil (Suécia) vs. Pusher (Dinamarca)

Headhunters (Noruega) vs. O Exterminador do Futuro (Estados Unidos)

Vulcão (Islândia) vs. Amor (Áustria)

R (Dinamarca) vs. O Profeta (França)

Sebbe (Suécia) vs. Elefante (Estados Unidos)

Sound of Noise (Suécia) vs. O Som ao Redor (Brasil)

Segundo o curador de audiovisual do Centro Cultural São Paulo, Célio Franceschet, “você pode acompanhar a mostra sob dois prismas. Simplesmente conferir os títulos inéditos da cinematografia dos países nórdicos isoladamente, sendo a grande maioria, filmes premiados, com grande sucesso tanto em seus países como internacionalmente, ou acompanhá-los sob a perspectiva de filmes de gênero, que tiveram uma vitrine mais abrangente e sob os mesmos signos e regras, observar as diferentes abordagens.”

Programação:

8 de maio

Sound of Noise

Sound of Noise, 2010, Suécia, 102 min, 18 anos, dcp

Direção: Ola Simonsson, Johannes Stjärne Nilsson

Elenco:  Sanna Persson, Magnus Börjeson, Johannes Björk

Sinopse: Amadeus Warnebring, um policial sem o menor ouvido musical, vem de uma família respeitada no mundo da música. Ele terá que perseguir e pegar um grupo de anarquistas que espalham o terror na cidade.

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Sequestro

Kapringen, Dinamarca, 2012, 110 min, 18 anos, digital

Direção: Tobias Lindholm

Elenco: Pilou Asbæk, Søren Malling, Dar Salim

Sinopse: O navio cargueiro MV Rozen se dirige para o porto quando é abordado e capturado por piratas no oceano Índico. Entre os homens a bordo, está o cozinheiro do navio, Mikkel, e o engenheiro Jan, feitos reféns junto com o restante dos marinheiros em um jogo de vida ou morte. Com a demanda por um resgate de milhões de dólares, inicia-se um conflito psicológico que envolve o chefe da companhia de navegação e os piratas somalis.

17h15 | Sala Lima Barreto

R

R, 2010, Dinamarca, 99 min, 18 anos, digital

Direção: Tobias Lindholm, Michael Noer

Sinopse: Preso por agressão, Rune está na ala mais perigosa da prisão, para sobreviver precisa aprender rapidamente as regras do lugar. Ele se torna amigo do muçulmano Rachid, contrariando a rígida separação racial que existe entre os presos.

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

O Profeta

Un prophète, 2009, França, 155 min, 35mm, 18 anos.

O Profeta 1

Direção: Jacques Audiard

Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Reda Kateb, Leïla Bekhti

Sinopse: Malik El Djebena, um homem meio árabe e meio córsico, foi condenado a seis anos de prisão. De aparência frágil e com apenas 19 anos, ele chega à penitenciária sozinho. Logo recebe uma série de missões a serem cumpridas, ordenadas por César Luciani, o líder da facção dos córsicos. Aos poucos conquista a confiança de todos, a qual usa para pôr em ação seu plano.

19h45 | Sala Lima Barreto

9 de maio

Sebbe

Sebbe, 2010, Suécia, 83 min, dcp, 16 anos.

Direção: Babak Najafi

Elenco: Sebastian Hiort af Ornäs, Eva Melander, Kenny Wåhlbrink, Emil Kadeby.

Sebbe tem 15 anos de idade e vive com sua mãe em um apartamento pequenino. Passa suas horas vagas catando lixo e componentes eletrônicos, e com esses detritos ele habilmente constrói novos objetos, inclusive um motor para a sua velha bicicleta. Sebbe sempre tenta fazer o seu melhor, e nunca reage às constantes provocações a que é exposto. Mas quando sua mãe começa a atacá-lo as coisas mudam.

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Elefante

Elefant, 2003, EUA, 81 min, 18 anos, digital

Direção: Gus Van Sant

Elenco: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, Jordan Taylor

Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

17h15 | Sala Lima Barreto

Sound of Noise

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

O Som ao Redor

O Som ao Redor, 2012, Brasil, 131 min, 16 anos, dcp

Direção: Kleber Mendonça Filho

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, W.J. Solha, Irma Brown

Sinopse: A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

19h45 | Sala Lima Barreto

10 de maio

Sequestro

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Dinheiro Fácil

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Capitão Phillips

Captain Phillips, EUA, 2013, 134 min, 14 anos, digital

Direção: Paul Greengrass

Elenco: Tom Hanks, Catherine Keener, Max Martini, Michael Chernus

Sinopse: Capitão Phillips é um exame em múltiplas camadas do sequestro do cargueiro norte-americano Maersk Alabama, em 2009, por um grupo de piratas somalis. Sob a direção característica do diretor Paul Greengrass, o filme é simultaneamente um thriller em ritmo pulsante e um retrato completo dos múltiplos efeitos da globalização. O filme se concentra na relação entre o comandante do Alabama, o capitão Richard Phillips e o capitão pirata somali, Muse que o toma como refém. Os dois entram em uma inevitável rota de colisão quando Muse e sua tripulação decidem colocar em sua mira o navio desarmado comandado por Phillips.

19h45 | Sala Lima Barreto

11 de maio

R

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Superbad – É Hoje

Superbad, EUA, 2007, 112 min, 16 anos, digital

Direção: Greg Mottola

Elenco: Jonah Hill, Seth Rogen, Michael Cera, Emma Stone, Christopher Mintz-Plasse

Sinopse: Evan e Seth são amigos inseparáveis, que estão terminando o colegial. Eles vão para faculdades diferentes e, desta forma, são obrigados a se separar. Evan é amável, esperto e normalmente aterrorizado com o que acontece à sua volta, enquanto Seth é desbocado, frívolo e obcecado pela sexualidade. Cada um de sua forma, eles precisarão superar suas frustrações com as mulheres no fim desta fase de suas vidas.

17h15 | Sala Lima Barreto

O Profeta

19h45 | Sala Lima Barreto

Klown

Klovn, Dinamarca, 2010, 93 min, 18 anos, digital

Direção: Mikkel Nørgaard

Elenco: Frank Hvam, Casper Christensen, Marcuz Jess Petersen

Sinopse: Casper e Frank planejam transformar uma viagem de canoagem em uma orgia, mas Frank, ao descobrir que sua namorada está grávida e pretende abortar, quer convencê-la de que pode ser um pai responsável, e acaba levando seu sobrinho de 11 anos na viagem.

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

13 de maio

Call Girl

Call Girl, 2012, Suécia, 140 min, dcp

Direção: Mikael Marcimain

Elenco: Sofia Karemyr, Simon J. Berger, Josefin Asplund, Pernilla August

Sinopse: 1970. Liberação das mulheres, revolução sexual, neutralidade sueca, energia nuclear. Em tempos como este, uma jovem é recrutada do mais baixo escalão social para um perverso mundo de jogos e poderes. Outro espertíssimo noir escandinávio.

16h | Sala Lima Barreto

O Lobo de Wall Street

The Wolf of Wall Street, 2013, EUA, 179 min, 18 anos, 35mm

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Leonardo DiCaprio; Jonah Hill; Margot Robbie; Matthew McConaughey;

Sinopse: Durante seis meses, Jordan Belfort trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna. Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso.

19h30 | Sala Lima Barreto

14 de maio

O Exterminador do Futuro

Terminator, 1984, Eua, 107 min, 14 anos, digital

Direção: James Cameron

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn

Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

17h15 | Sala Lima Barreto

Headhunters

Hodejegerne, Noruega/Alemanha, 2011, cor, digital, 100 min, 16 anos

Direção: Morten Tyldum

Elenco: Aksel Hennie, Synnøve Macody Lund, Nikolaj Coster-Waldau, Eivind Sander

Sinopse: Caçador de talentos bem-sucedido e bem casado com uma galerista arrisca tudo para garantir a propriedade de uma valiosa pintura atualmente em poder de um ex-mercenário. Misturando com eficiência thriller policial e drama moral, essa produção norueguesa rodou o mundo conquistando crítica e público.

19h45 | Sala Lima Barreto

15 de maio

O Lobo de Wall Street

16h | Sala Lima Barreto

Dinheiro Fácil 2: Duro de Matar

Snabba Cash 2, Suécia, 2012, 99 min, 18 anos, dcp

Direção: Babak Najafi

Elenco: Elenco: Joel Kinnaman, Matias Varela, Dragomir Mrsic

Sinopse: JW está para sair da prisão, decidido a voltar para uma vida honesta depois de um longo período de provação. Mas tão logo deixa a prisão, sua antiga gangue volta a assombrá-lo, ensinando a JW que uma vez no mundo do crime, não há caminho de volta.

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Vulcão

Eldfjall, Islândia, 2011, 95 min, dcp, 14 anos

Direção: Rúnar Rúnarsson

Elenco: Theodór Júlíusson, Margrét Helga Jóhannsdóttir, Elma Lísa Gunnarsdóttir

Sinopse: Quando Hannes se aposenta, ele percebe que não será fácil aprender a lidar com o tempo livre que agora ele tem. Ele é um estranho para sua família, mal tem amigos e a sua relação com a mulher a muito se deteriorou. Quando uma tragédia acontece, Hannes percebe que precisa se ajustar. Vulcão é a história de amor de alguém que precisa largar o passado, aceitar o presente, para abraçar o futuro.

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Call Girl

19h30 | Sala Lima Barreto

16 de maio

Dinheiro Fácil

Snabba Cash, Suécia, 2010, 125 min, 18 anos, digital

Direção: Daniel Espinosa

Elenco: Joel Kinnaman, Matias Varela, Dragomir Mrsic, Lisa Henni

Sinopse: JW é estudante e vive sozinho numa residência estudantil e faz trabalhos sujos para arranjar dinheiro rápido para sustentar sua vida paralela entre os jovens ricos de Estocolmo. Ele encontra uma oportunidade de fazer muito dinheiro quando se envolve com um traficante de cocaína. Adaptação do romance de Jens Lapidus, é o primeiro da trilogia de maior sucesso na Suécia.

17h15 | Sala Lima Barreto

Dinheiro Fácil 3: Livet Deluxe

Snabba Cash 3, Suécia, 127 min, dcp

Director: Jens Jonsson

Elenco: Matias Varela, Joel Kinnaman, Martin Wallström

Sinopse: Final da trilogia Dinheiro Fácil, um dos maiores sucessos do recente cinema Sueco de gênero. Neste terceiro filme, JW vive no exílio, agora determinado a descobrir o que aconteceu com sua irmã desaparecida Camilla. As pistas o levam novamente para o submundo de Estocolmo. Enquanto isso. Jorge fará o seu último trabalho, um assalto que poderá deixá-lo sossegado para o resto da vida.

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Metalhead

Málmhaus, Islândia, 2013, 97 min, 14 anos, dcp

Direção: Ragnar Bragason

Elenco: Thora Bjorg Helga, Ingvar Eggert Sigurðsson, Thröstur Leó Gunnarsson

Sinopse: 1970. Black Sabbath grava seu primeiro disco e inicia a era do Heavy Metal. Enquanto isso, Hera nasce no chão da casa de seus pais em uma fazenda nos confins da Islândia rural. Os anos passam até que seu irmão morre em um acidente e Hera se culpa pela morte dele. Em sua raiva, ela acha conforto no Heavy Metal e sonha em se tornar uma Estrela do Rock. Quando um amigo de infância se aproxima dela e um jovem padre se muda para a comunidade, Hera se confronta com a necessidade de ser tornar adulta.

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Balada de um Homem Comum

Inside Llewyn Davis, 2013, EUA, 104 min, 12 anos, 35mm

Direcao: Ethan Coen, Joel Coen

Elenco: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman

Sinopse: Llewyn Davis é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado e desagradável artista, Roland (John Goodman), mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada.

19h45 | Sala Lima Barreto

17 de maio

Metalhead

17h00 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Balada de um Homem Comum

17h15 | Sala Lima Barreto

Vulcão

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Amor

Amour, Áustria, 2012, 125 min, 35mm, 14 anos

Direção: Michael Haneke

Elenco: Emmanuelle Riva, Jean-Louis Trintignant, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud

Sinopse: Georges e Anne são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste.

19h45 | Sala Lima Barreto

18 de maio

Dinheiro Fácil 2: Duro de Matar

17h | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Pusher

Pusher. Dinamarca, 1996, 105 min, exibição digital

Diretor: Nicolas Winding Refn

Elenco: Kim Bodnia, Zlatko Buric e Laura Drasbæk.

Sinopse: Frank, um pequeno traficante que vive de golpes e sofre para escapar da perseguição implacável dos grandes chefões do crime. O filme originou a trilogia sobre o submundo do crime em Copenhague.

17h15 | Sala Lima Barreto

Dinheiro Fácil 3: Livet Deluxe

19h15 | Sala Paulo Emílio Salles Gomes

Klown

19h45 | Sala Lima Barreto

Fotos de divulgação:

https://picasaweb.google.com/ccspsite/DiasNordicosOCinemaNordicoDeGeneroEmPerspectiva

Dias Nórdicos – O Cinema Nórdico de Gênero, em Perspectiva

Período: 8 a 18 de maio

Local: Salas Lima Barreto e Paulo Emílio Salles Gomes (99 lugares cada)

Classificação etária: 16 anos

Ingresso: R$1 (taxa de manutenção) – O ingresso deve ser retirado com duas horas de antecedência

 

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)

Informações ao público: 3397-4002

Assessoria de imprensa: Zaira Hayek e Alvaro Olyntho – 3397-4063/4064

www.centrocultural.sp.gov.br

@CentroCultural | fb: CentroCulturalSaoPaulo

Sobre regina

Veja também

Governo abandona prédio histórico – Belém (PA)

Telhados tomados por buracos e plantas, paredes infiltradas, piso encharcado pela água empoçada e documentos históricos sendo destruídos pela ação do tempo. Esse é o quadro atual do prédio onde funcionou o Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), edificação centenária encravada no centro de Belém e que hoje pena com o abandono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *