Início >> Divulgações >> Inscrições Abertas Para a Biblioteca Do Corpo 2014 – SP

Inscrições Abertas Para a Biblioteca Do Corpo 2014 – SP

04267560-d711-4020-8bea-bd46c2fa7963

Cena de ‘No Sacre’ que estreou no Sesc Pinheiros em ago/2013
Foto: © Karolina Miernik

O projeto Biblioteca do Corpo foi criado e desenvolvido pelo coreógrafo e dançarino Ismael Ivo, como método especial para orientar e treinar jovens profissionais.

O projeto deriva do Arsenale della Danza, desenvolvido no contexto da Bienal de Veneza. Em 2011, em parceria com o Sesc, foi realizado o espetáculo Babilônia – O Terceiro Paraíso, que contou com a participação de cinco bailarinos, selecionados para o programa de workshops na cidade italiana. No ano seguinte a parceria entre o Sesc, a Secretaria de Estado da Cultura e o Arsenale della Danza resultou no espetáculo Biblioteca del Corpo e na participação de oito bailarinos. Em 2013 o projeto migrou para Viena, na Áustria, contando com a participação do Sesc, da Secretaria do Estado da Cultura, por meio da SP Escola de Teatro, e do ImPulsTanz Festival promovendo a inserção de dez bailarinos brasileiros no processo. Em No Sacre, um corpo de 24 bailarinos encenou um ritual coletivo que divide a oposição entre a razão e o instinto; o espetáculo teve estreia nacional nos dias 17 e 18/agosto/2014, no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros.

O objetivo da Biblioteca do Corpo é permitir que os bailarinos sigam em busca de sua identidade artística e alcancem nível individual de excelência. Em conexão com o trabalho artístico, o projeto conta com a participação de uma assistente social. É destinado a bailarinos residentes no Estado de São Paulo, com sólida formação em sua área (estilos e técnicas tais como clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, hip hop, vogue, entre outros). O programa será realizado na cidade de Viena, Áustria, de 5 de julho a 17 de agosto de 2014, no Festival Impustanz, sob coordenação e curadoria de Ismael Ivo e, posteriormente, na cidade de São Paulo, Brasil.

Leia, a seguir, o edital e veja como se inscrever. Ou baixe o arquivo em pdf.

EDITAL

PROCESSO DE SELEÇÃO | BIBLIOTECA DO CORPO 2014

Processo de Seleção | Bailarinos – Biblioteca do Corpo

A Direção do projeto cultural SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em parceria com o Sesc – Serviço Social  do Comércio e Impultanz Festival – Viena, torna público o presente processo de seleção e convoca os interessados em concorrer a uma das 15 (quinze) Bolsas de Estudos que serão oferecidas para participação do programa BIBLIOTECA DO CORPO 2014 e que será realizado de acordo com as condições aqui previstas.

1. APRESENTAÇÃO
O projeto BIBLIOTECA DO CORPO foi criado e desenvolvido pelo coreógrafo e dançarino Ismael Ivo, como método especial para orientar e treinar jovens profissionais. Tem o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de sua identidade artística e alcancem nível individual de excelência. Em conexão com o trabalho artístico  o projeto conta com a participação de uma assistente social. É destinado a bailarinos residentes no Estado de São Paulo, com sólida formação em sua área (estilos e técnicas tais como clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo, hip hop, vogue, entre outros). O programa será realizado na cidade de Viena, Áustria, de 05 de julho a 17 de agosto de 2014, no Festival Impustanz, sob coordenação e curadoria de Ismael Ivo e, posteriormente, na cidade de São Paulo, Brasil.

1.1. Ações: O programa contará com estágios, aulas e ensaios em Viena e prevê participação dos bailarinos-bolsistas em espetáculo inédito, com estreia internacional em Viena no dia 13 de agosto, apresentações do mesmo espetáculo em São Paulo nos dias 23 e 24 de agosto, em unidade do SESC São Paulo e participação em ações formativas, de 25 de agosto a 03 de setembro, na SP Escola de Teatro com uma série de ações que compreendem aberturas e demonstrações de processo, mesa de discussão que amplie o debate sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.

1.2. O programa visa uma imersão em processos formativos em dança, a partir do contato privilegiado com várias abordagens técnicas, estéticas e coreográficas. Ao final do estágio, os bolsitas do Brasil, juntamente com bailarinos-bolsitas de vários outros países, fazem parte de um espetáculo final dentro do Festival ImPulsTanz, a ser criado pelo coreógrafo Ismael Ivo, idealizador e curador do projeto Biblioteca do Corpo.

1.3. No Brasil, o mesmo espetáculo será apresentado em um dos teatros do SESC São Paulo, e será dado início às atividades formativas na SP Escola de Teatro.

1.4. O calendário do projeto Biblioteca do Corpo, está definido da seguinte forma:
a) 05 de julho: viagem para Viena/ Austria
b) 7 de julho a 17 de agosto: estágios, aulas, ensaios e apresentação do espetáculo inédito em Viena;
c) 18 de agosto: retorno para São Paulo/ Brasil
d) 20 a 22 de agosto: ensaios e montagem do espetáculo em São Paulo, Brasil;
e) 23 a 24 de agosto: apresentação do espetáculo em São Paulo;
f) 25  de agosto a 03 de setembro: Período de atividades e ações formativas na SP Escola de Teatro: mesa de discussão, mostra de processo, entre outras atividades.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. As 15 (quinze) Bolsas de Estudos serão concedidas somente a dançarinos profissionais com idade entre 18 e 27 anos, respeitadas as etapas aqui previstas.

2.2. O Processo de Seleção será conduzido por uma Comissão de Avaliação formada por representantes do SESC São Paulo, da SP Escola de Teatro e do projeto Biblioteca do Corpo.

2.3. Ao preencher e assinar os formulários inerentes a esta seleção, o candidato declara que as informações por ele prestadas são verdadeiras, sujeitando-se, na hipótese de apuração de falsidade, à exclusão do programa e consequente cancelamento da Bolsa de Estudos (caso tenha sido contemplado).

2.4. A Bolsa de Estudos cobrirá os itens presentes no parágrafo 6.1 deste processo de seleção e será concedida somente aos candidatos selecionados que concluírem todas as etapas do processo de seleção.

3. DAS CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DA BOLSA DE ESTUDOS

3.1. Além do que previsto no item 2.1, fica consignado que somente poderão participar do processo de seleção bailarinos com sólida formação em sua área, atestada mediante os documentos exigidos na etapa inicial do processo seletivo e, posteriormente, nas atividades de audição que serão realizadas nas dependências do SESC Bertioga, em São Paulo.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição e envio de uma foto de rosto e uma de corpo inteiro que estará disponível no portal da SP Escola de Teatro (http://spescoladeteatro.org.br/biblioteca-do-corpo/inscricao.php), de 17 de fevereiro a 17 de março de 2014.

4.2. Não serão consideradas as incrições realizadas fora do prazo ou que não cumprirem todos os requisitos aqui previstos.

4.3. O não atendimento a qualquer uma das condições previstas neste Edital resulta na eliminação do candidato do processo de seleção.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. A seleção dos candidatos contará com as seguintes etapas:
a) Análise da ficha de inscrição;
b) Entrevistas com 50 (cinquenta) candidatos escolhidos dentre todos os inscritos, que serão realizadas no SESC Consolação (São Paulo) e no SESC Bertioga, a partir de agendamento prévio da organização;
c) Audição com a participação dos 50 (cinquenta) candidatos pré-selecionados, a ser realizada no SESC Bertioga, São Paulo.

5.2. A fase mencionada na alínea ‘a’ do item 5.1 será realizada na data prevista de 18 e 19 de março de 2014, por uma Comissão nomeada pela SP Escola de Teatro e pelo SESC São Paulo. Os selecionados nessa etapa serão comunicados por email a partir do dia 20 de março de 2013.

5.3. As entrevistas mencionadas na alínea ‘b’ do item 5.1 serão realizadas na data prevista de 24 de março a 09 de abril de 2014, nas dependências do SESC Consolação ou no SESC Bertioga, mediante agendamento prévio pela organização do Projeto.

5.4. Entre os dias 13 e 17 de abril serão realizadas, nas dependências do SESC Bertioga, São Paulo, as audições mencionadas na alínea ‘c’ do item 5, com todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação sob responsabilidade da organização do Projeto;

5.5. A divulgação dos 15 bolsistas selecionados será realizada através de Comunicado nas dependências SP Escola de Teatro, em São Paulo, na data prevista de 17 de abril e nos sites da SP Escola de Teatro (www.spescoladeteatro.org.br) e do SESC São Paulo (www.sescsp.org.br).

6. A BOLSA DE ESTUDOS COMPREENDE

6.1. A bolsa de estudos que será oferecida contempla:
a)Uma passagem aérea São Paulo – Viena – São Paulo;
b) Aulas diárias de dança;
c) Alimentação;
d) Hospedagem;
e) 20 ingressos para espetáculos em cartaz no Festival;
f) Seguro Saúde;

6.2. O item que compõem as alíneas c) e d) serão geridos pela organização do projeto, durante as estadias em Viena e na cidade de São Paulo.

7. DO CANCELAMENTO

7.1. A Bolsa de Estudos será imediatamente cancelada no seguinte caso:
a) Se for constatada a inidoneidade de qualquer um dos documentos apresentados ou quando constatado que as informações prestadas pelo candidato não são verídicas.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. As omissões e os esclarecimentos adicionais relativos a este Edital serão supridos e prestados pela Comissão de Avaliação.

8.2. As deliberações da Comissão de Avaliação são soberanas e não caberá qualquer tipo de recurso.

São Paulo, 12 de fevereiro de 2014.

Sobre regina

Veja também

Governo abandona prédio histórico – Belém (PA)

Telhados tomados por buracos e plantas, paredes infiltradas, piso encharcado pela água empoçada e documentos históricos sendo destruídos pela ação do tempo. Esse é o quadro atual do prédio onde funcionou o Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), edificação centenária encravada no centro de Belém e que hoje pena com o abandono.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *