20 de abril de 1968 – Dia do primeiro Festival do Chopp. Seu idealizador, Vítor Ruschel, dono da Cervejaria Ruschel (que mais tarde se chamaria Polka, Serramalte e Antarctica), trouxe a idéia de Munique, na Alemanha, para onde havia viajado e conheceu a famosa Oktoberfest.
O primeiro festival se chamou Festival Polka e, praticamente, era uma festa comunitária, com a participação das famílias felizenses. Em 1968, inclusive, o evento foi realizado no primeiro piso da atual sede (Socef), quando esta ainda estava em construção. Porém, a cada ano que passava, a festividade atraía mais pessoas, que costumavam vir de cidades maiores, como Porto Alegre. Assim, não demorou muito e o Festival passou a ser um evento de renome estadual e nacional.
Nos anos seguintes, com o crescimento da festa, a infraestrutura foi sendo ampliada. Hoje, aos sábados, o evento é realizado num espaço total de 10.000 m2, bem diferente da primeira festa que ocorreu num salão de 200 m2. Atualmente, cinco espaços acomodam o público que se diverte com bandinhas típicas e muito chopp. Além disso, o local também dispõe de um restaurante típico e praça de alimentação.
A partir de 1971, o evento passou a chamar-se Festival da Cerveja e em 1982, de Festival do Chopp, agregando em 1996 a palavra “nacional”, numa referência ao público que vinha de vários estados do Brasil.
Mas qual é o segredo dos vários anos de sucesso? O grande diferencial do Festival do Chopp de Feliz é a quantidade de bebida que os “tomadores de chopp” conseguem ingerir. Ao contrário das demais festas do gênero, no Festival os “bebedores” compram o ingresso na entrada e bebem de graça a noite inteira. Não existe o inconveniente de filas e compra de tickets.
A outra grande atração do evento é a programação, que foi ficando mais eclética com o passar do tempo. Bandas típicas, DJs e bandas de rock garantem a animação do público que frequenta o evento.
DATAS
1968 Primeiro Festival Polka
1971 Passa a chamar-se Festival da Cerveja
1971 Slogan: “Polka-Bier ist… Wunderbier”
1982 Passa a chamar-se Festival do Chopp
1996 Passa a chamar-se Festival Nacional do Chopp
PROGRAMAÇÃO
05/04/2014
11h Desfile de Carros Antigos
14h GreNal do Chopp
20h Abertura dos Portões da SOCEF
20h30min Abertura Oficial
Apresentação de Danças Folclóricas
Banda Brilha Som
Banda La Montanara
Banda Goela Seca
Banda Dinamite Joe
DJ Marquinhos (Pop Rock)
DJ Digo Glaeser (Pop Rock)
DJ Daros Monteiro (Tech House)
DJ Fernando Rustty (Eletro House)
DJ Claudinho Conceição (Sertanejo Universitário)
Equipe Paradiso
06h Encerramento
12/04
14h Futebol das Margaridas
20h Abertura dos Portões da SOCEF
20h30min Abertura Oficial
Apresentação de Danças Folclóricas
Banda Happy Brass
Musical Encanto
Banda Dinamite Joe
Banda Goela Seca
Banda Champion
Banda Alegria
DJ Digo Glaeser (Pop Rock)
DJ Daros Monteiro (Tech House)
DJ Fernando Rustty (Eletro House)
DJ Claudinho Conceição (Sertanejo Universitário)
Equipe Paradiso
Equipe D-Tox + DJ Gilson + DJ Raffynha
06h Encerramento
Produção BrasilAlemanha
Equipe The Schneider´s
Colaborou: Jacinto José Klein
Evento inserido no Calendário Oficial das Comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil
Presidente: Sílvio Aloysio Rockenbach
Saiba mais em www.iabrasil190.com
Compartilhado de: http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/1968-o-inicio-de-um-grande-evento-tipico-alemao-no-sul-do-brasil/3443#sthash.rxKm5XfG.dpuf
Deixe um comentário